Visita as Escolas - Matrículas 2011
Visita da Escola Nemésio Bezerra ao
Laboratório de Ciências
da Escola Abraão Baquit
Projeto de Leitura: Literatura em Foco
No início do segundo semestre, durante os meses de agosto e setembro redirecionamos nosso projeto de pesquisa aos alunos do Ensino Médio, uma vez que está sendo trabalho um outro projeto com os alunos do Fundamental, e,  levaremos até o final do mês de setembro o projeto as extensões de Juatama e Cipó dos Anjos, na tentativa de inserir os alunos dos respectivos pólos nas atividades extra curriculares realizadas na escola. O autor em questão é Jorge Amado o qual despertou bastante interesse nos educandos pelo estilo literário do mesmo, os encontros realizados estão promovendo proveitosos momentos de trabalho inter disciplinar. Gostaríamos de agradecer à todos que facilitam e enriquecem nosso trabalho.
Lidiane Romão, Lindóia Silva e Valéria Soares
Visita da Escola Nemésio Bezerra
     Alunos da Escola Nemésio Bezera, visitam o laboratório de Ciências da E.F.M. Abraão Baquit, na ocasião foi mostrado os equipamentos utilizados com maior frequência nas disciplinas de biologia, física, química e o nosso acervo de animais em conserva. ainda assistiram uma aula prática diferente com o tema: A serpente do Faraó. Prática que utiliza glicose e bicarbonato de sódio e álcool, quando ocorre a combustão desses componentes o carbono liberado forma o esqueleto da cobra. Confira as imagens no álbum acima.

Professora C. Patricia Santos
Professor Lucas.
PROJETO
   O Procurador do Trabalho, Dr. Antônio de Oliveira Lima esteve reunido com representantes das Escolas Públicas Estaduais, em agosto, para divulgar campanha permanente de erradicação do trabalho infantil.
     O tema da Campanha 2010 é Cartão Vermelho para o Trabalho Infantil e conta com a parceria da SEDUC/ESCOLAS para a divulgação das informações.
    Na Escola, o trabalho infantil causa baixo rendimento e evasão e deve  ser combatido através de esclarecimentos à comunidade educativa e aos alunos. As famílias também podem contribuir evitando as causas mais comuns que são o trabalho rural, agricultura familiar e atividade informal urbana.
   Nossa Escola participará da Campanha através do Prêmio Peteca, abordando os temas relativos aos direitos da  criança e do adolescente através de um concurso para alunos do Ensino Fundamental e divulgação de vídeos, músicas e realização de atividades em sala de aula.
    Acesse a música Criança não Trabalha de Arnaldo Antunes e o vídeo Você viu a Rosinha?, que farão parte do rol de nossas atividades.



Diretora Silvia Barros.
Projeto: Cultivando Leitores
   A EEFM Abraão Baquit lançou o Projeto Cultivando Leitores dia 09/08/2010 para 8° e 9° anos.
   O objetivo do projeto é estimular a leitura entre os alunos apresentando o texto literário como um desafio que pressupõe um exercício produtivo e prazeroso.
   Durante os meses de agosto e setembro os professores Fátima Barbosa, Sorelle Barros, Jeyvison Lemos, Lucas Alvino, Lindóia Silva e Silvia Barros estarão envolvidos nas atividades de leitura nos diversos ambientes escolares como também no Thinkquest.
   Parabenizamos a todos os alunos e professoes e desejamos êxito nesta atividade.



Silvia Barros.
13 de Maio
Dia da Abolição da Escravatura
"Entre o passado e o presente
a história da nossa gente"

O objetivo de trabalhar com nossos educandos o dia 13 de maio surgiu a partir da necessidade de abordar um tema que viabilize a construção de cidadãos críticos e conscientes da importância da cultura Afro para a sociedade brasileira, em especial na nossa comunidade.

Trabalhei nos três turnos o tema da abolição e os resquícios sociais deixados pela mesma na nossa sociedade contemporânea. Durante as apresentações conseguimos, juntos, educandos, demais educadores da escola e eu, promover um ambiente de discussão a cerca do tema abordado e Através de explanações de imagens e textos seguidos de um curta metragem chamado: “Vista Minha Pele”, onde o autor trabalha a questão do racismo e do preconceito vivenciado no Brasil, concluímos nosso trabalho satisfatoriamente.

Professora Valéria Soares

Extensão de Juatama:
Adesão em Massa ao Fardamento Escolar 2010
   A Escola Abraão Baquit, visando contribuir com uma educação de qualidade, compromisso e organização, implantou fardamento escolar para todos os alunos.
  O fardamento escolar de 100% dos alunos já é uma realidade no Pólo de Juatama, conseguimos a adesão de todos. Hoje percebemos a escola melhor organizada, os próprios alunos concordam com a iniciativa.
   O uso da farda é um importante instrumento de identificação dos alunos, além de outras finalidades como tornar o aluno responsável e obediente às normas da escola, vestir-se adequadamente, manter o ambiente escolar agradável, seguro e organizado, bem como garantir ao aluno respeito e reconhecimento dentro e fora da escola.
Ariane, Kamila, Aline e Ellen.
   Como alunas e professora percebemos o interesse de todos Gestores, Professores e Alunos em manter um ambiente prazeroso e bem organizado. Parabéns a Todos!
Vitória, Shirley e Márcia.
   Somos favoráveis ao uso da farda por reconhecermos que o aluno fardado é  mais facilmente identificado. Gostamos e apoiamos ambientes organizados.
Priscila, Karoline e Gislayne.
Festa das Mães
Pólo Juatama
IX Bienal do Livro
   A SEDUC possibilitou à toda  Rede Estadual visitação aos stands da IX Bienal do Livro - evento que promove a divulgação da leitura entre professores e estudantes.
   Nossa CREDE, participou do evento dia 10/04/2010. Professores e alunos se deslocaram até o Centro de Convenções com direito a um card livro para adquirir materiais de leitura.

Diretora Silvia Barros.
   Estamos começando a desenvolver este projeto de xadrez na escola, buscando parcerias do nosso corpo docentes e alunos para monitorias, já que a escola vivencia o desafio  de propiciar o desenvolvimento intelectual do aluno, preparando-lhe para utilizar os seus saberes em prol das múltiplas relações que estabelece com seus  pares em seu cotidiano. Este projeto tem como objetivo proporcionar aos alunos e profissionais da E.E.F.M. Abraão Baquit a oportunidade de conhecer o jogo de xadrez e utilizá-lo para desenvolver suas habilidades cognitivas, popularizando o jogo na escola.
Professor Carlos Raulino.
   As aulas com utilização de datashow é uma das excelentes ferramentas para ser utilizada no processo ensino-aprendizagem. Uma das grandes vantagens é chamar mais atenção dos alunos para o que está sendo apresentado, exatamente pela variação de imagens e pela simplicidade de sua apresentação, além de incentivar o aluno a fazer pesquisas.
  No que diz respeito à utilização das tecnologias de informação na minha área disciplinar não me resta dúvidas de que estas contribuem para um maior enriquecimento das aulas, pois o estudo acaba por ser mais abrangente e a informação está mais acessível e completa.
Professora Yana Débora
Aulas de Educação Física
Prática na Quadra
Dama
   Aula prática na quadra: aula preparatória para jogos desportivos, com atividades educativas para cada modalidade.
   Aula prática com dama: trabalhando raciocínio, concentração e rapidez.
Professora Larissa.
Dia do Livro - Pólo Juatama
   O dia 18 de abril foi instituído como o dia nacional da literatura infantil em homenagem a Monteiro Lobato, um dos grandes contribuintes da literatura infantil.
   Na oportunidade os alunos do 1° ano J (Juatama) na aula de português e arte, comemoraram esse dia ilustrando e reescrevendo algumas historinhas de Monteiro Lobato.

Prof. Angela
   O Laboratório de Ciências através do projeto Laboratório Itinerante, projeto que leva práticas laboratoriais para as extensões, visita o Pólo de Cipó dos Anjos. Como ler-se nos próprios PCN´s o ensino e a aprendizagem das ciências só se dá de forma efetiva unindo-se a teoria à prática, estamos assim proporcionado uma melhor exploração de conhecimento através deste projeto.
Professor Lucas.

Artes na Escola

Expressão Poética
    As aulas de Português e Literatura saem do papel e ganham novos espaços: A Rua!
  A liberdade de expressão conquistada pelos modernistas através do fazer poético foi representada com  muita competencia numa aula de literatura pelo professor Henrique Teles e seus alunos que encenaram  o enterro do poeta Carlos Drummond de Andrade e sua ascenção ao reino da poesia, deixando seu testamento que foi lido pelos alunos e pranteado pelas viúvas de Drummond.
   O professor Henrique mostra que a poesia não deve limitar-se a quatro paredes. O poeta deve expressar-se livremente.



Professor Henrique Teles.

EJA - Ensino Médio Juatama

    O mercado de trabalho faz novas exigências à educação. A EEFM Abraão Baquit abriu uma turma de Educação de Jovens e Adultos na extensão de Juatama com 45 alunos para atender à demanda.
    O curso acontecerá em 4 semestres de acordo com a orientação recebida na Crede 12.
    Esperamos que o grupo esteja motivado para aprender e obtenha sucesso que deseja.

Silvia Barros
Agemer Martins

   Os alunos, Elton Dion, Evaneudo, Crislane, Desyane e Leiliane ensaiam para comemorar o dia das mães na  Escola Abraão Baquit. Ensaios organizados pelas professoras Lindóia e Valéria.

Professor Jeyvison Lemos.

Aula Prática de Física / Visita de Pais ao Laboratório de Ciências

      Profissionais (professores) da Área de Biologia realizam aulas práticas no Laboratório de Ciências da escola Abraão Baquit, como por exemplo: Cargas Eléricas, os alunos observaram atentamente a disposição de cargas elétricas no aparelho de VAN DER GRAFF.
      Foi realizado no sábado dia 13 de março uma visita dos pais de nossos alunos ao Laboratório de Ciências, na ocasião foi apresentado alguns animais, do acervo do laboratório.  

Professora Cícera Patrícia da Silva dos Santos

Atuação Nota Dez do Laboratório de Ciências

        Os professores da Área de Ciências da Natureza estão de parabéns pela  intensa atividade de estudo e pesquisa no Laboratório este ano.
      A atuação dos professores Lucas Alvino e Patrícia Santos na condução dos trabalhos com os alunos na Escola Sede e com o Laboratório Itinerante em Juatama e Cipó dos Anjos está impecável.
     
Silvia Barros.


Parceria Escola X Comunidade

     A Associação Comunitária de Cipó dos Anjos e a E.E.F.M. Abraão Baquit firmaram parceria no início do ano letivo 2010 objetivando que o 3º ano do Ensino Médio ficasse acomodado nas instalações da Associação para assistir aulas durante este ano.
      A carência foi gerada devido ao acréscimo do número de matrículas com a universalização do Ensino Fundamental.
      Agradecemos aos sócios e ao Presidente Sr. Genésio pela prestação desse serviço e ao acolhimento aos nossos alunos.

Conselho Escolar

       O Conselho Escolar da E.E.F.M. Abraão Baquit reuniu-se para análise do PDE - 2009.
      O Plano de Ação foi apreciado para que o Conselho Escolar tomasse conhecimento dos equipamentos e materiais que foram adquiridos visando a melhoria da aprendizagem.
      As ações pedagógicas previstas para 2010 também foram debatidas tendo em vista que o Conselho Escolar terá atuação voltada para essa vertente.
      A renovação para cargo de Conselheiros também faz parte da pauta.
Silvia Barros.


Rádio Escola

        Os equipamentos da Rádio Escola adquiridos com recursos do PDE estão fazendo a diferença no intervalo da nossa Escola.
     Os alunos Rodrigo e Vitor do 9º A foram selecionados pelo professor Lucas e a Coordenação para fazer as mixagens das músicas e organizar os equipamentos antes e ao final do recreio.
     
Aurevanda Moura.

Multimeios 2010

    O Centro de Multimeios é um espaço que permite aos alunos e professores da escola o acesso as mais atualizadas obras literarias e científicas. Pretende-se por meio deste material, discutir e planejar as ações para a socialização das leituras e pesquisas educativas.
    Acredita-se que desta forma teremos sempre mais a acrescentar pela própria dinâmica que a leitura e a pesquisa provoca, como transformadoras do olhar sob o mundo.

Professora Francisca Lindóia da Silva.
Blog Rádio
Arnaldo Antunes - Criança Não Trabalha
Titãs - É preciso saber viver
Sandy - Como é grande o meu amor por você
Bruno e Marrone - Sinonimo de Amor